Copa Lombo!

Tenho feito alguns churrascos para amigos com um novo prato. Trata-se da “Copa Lombo”. Para os amantes do bom churrasco que ainda não experimentaram, esta é uma dica que deve você deve provar.

Quem me ensinou a apreciar esta iguaria foi meu amigo Pezão, que por sua vez aprendeu com seu falecido pai, Seu Cláudio.

Para começar, você deve pedir ao seu açogueiro de plantão um corte de Copa. A copa é a ponta do lombo que emenda com o pescoço do porco. Tem a mesma consistência do lombo, com veios de gordura cruzando o miolo da peça. Ou seja é um lombo que nunca fica seco ao ser feito na grelha e seu preço gira entre 6 e 8 reais o quilo.

De posse de uma copa lombo de 1 Kg aproximadamente, corte-a em bifes de 1 a 2 cm dependendo do seu gosto. Tempere com sal e pimenta a gosto, coloque em uma vasilha e cubra com leite gelado. Leve à geladeira e deixe marinar por no mínimo 2 horas. Após esse período, coloque os bifes na grelha com a churrasqueira em brasa. Grelhe dos dois lados até a gordura do meio derreter. Retire o bife, corte em tiras em regue com suco de limão. Para decorar e acentuar o sabor você pode utilizar ramos de alecrim fresco.

Experimente no seu próximo churrasco é uma forma interessante de variar a já consagrada picanha.

Ingredientes

1 peça de “Copa Lombo” de aproximadamente 1 Kg cortada em bifes entre 1 e 2 cm.
1/2 Litro de leite B gelado
Sal e pimenta a gosto
Ramos de alecrin fresco

Leave a comment